Ipiranga de Goiás é um município da região do Vale do São Patrício, no estado de Goiás, no Brasil. Sua população estimada em 2009 segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística era de 2.906 habitantes.
Antes da chegada dos europeus ao continente americano, a porção central do Brasil era ocupada por indígenas do tronco linguístico macro-jê, como os acroás, os xacriabás, os xavantes, os caiapós, os javaés etc.
A origem e formação do município de Ipiranga de Goiás, como os municípios vizinhos Ceres e Nova Glória, são oriundas do decreto-lei 6 882, de 19 de fevereiro de 1941, pelo então presidente da república Getúlio Vargas, que criava a Colônia Agrícola Nacional de Goiás, administrada pelo engenheiro agrônomo Bernardo Sayão Carvalho de Araújo, que tinha, como objetivo, fixar o homem à terra, expandindo a fronteira agrícola, fortalecendo o mercado e estabelecendo uma conexão com o norte do país. Em 1949, houve o afastamento de Bernardo Sayão, assumindo, como novo administrador, o também engenheiro agrônomo Datis Lima de Oliva, responsável pela emancipação da colônia.
O Sr. Raimundo Alves de Souza juntamente com o senhor Francisco Amâncio de Oliveira conhecido como Chiquinho da farmácia recebeu sua porção de gleba e resolveu lote-a-la, criando assim, o povoado do Ipiranga. Na década de 50/60 foi uma pequena cidade, com comercio visando a atender as necessidades dos colonos que se instavam na região. Teve, e tem, o apelido até os dias de hoje de Quiabo-Assado. Certamente a pessoa mais importante para Ipiranga foi seu fundador Raimundo Alves de Souza. Outros que passaram por ali foram:Soraia da frutaria, Chiquinho da farmácia, Orlando Ortega, Joaquim Ferreira, José Pereira, Julieta Ferreira, família Gurgel, Antonio Machado, Augustinho, Ladislau Jose de Oliveira, Divina Leopoldina de Jesus e outros que não lembro o nome.
Em 21 de julho de 1997, o povoado de Ipiranga consolidou sua emancipação através da Lei 13 137, sancionada pelo então governador do estado de Goiás Maguito Vilela, criando o município de Ipiranga de Goiás.
Em 1º de janeiro de 2001, instala-se o município de Ipiranga de Goiás, tendo, como prefeito, Geraldo Ferreira de Oliveira, vice-prefeito Damásio Bertino de Souza, e presidente da câmara Rubens José Barbosa, que permaneceram durante quatro anos. Afirma-se, também, que, durante esses quatro anos, a Prefeitura Municipal de Ipiranga de Goiás ficou distribuídas em seis secretarias, tendo, à frente, os seguintes secretários: – Magno José de Oliveira (administração), Ildeo Donizette (Transportes), Divino Luiz Gonzaga (saúde), Maria Helena Ferreira (assistência social), Djanira Alves (educação) e o Sebastião Paulo da Silva (controle interno) – sendo esta última implantada na Prefeitura de Ipiranga de Goiás no dia 5 de abril de 2002. E, no dia 3 de outubro de 2004, foi reeleito o prefeito municipal de Ipiranga de Goiás, Geraldo Ferreira de Oliveira, mantendo a mesma estrutura da organização, alterando apenas a secretaria de agricultura, que foi criada no dia 1º de fevereiro de 2005.